Projeto deriva do latim projectu que significa lançar para diante. Nesse sentido, projetamos ideias para realizarmos sonhos em casas, condomínios, apartamentos e prédios.
Nesses projetos, visamos os aspectos arquitetônicos de seu desenvolvimento, de sua construção segundo as devidas especificações. Envolve coordenar as necessidades do cliente, ser designer e se relacionar com pessoal técnico como engenheiros estruturais, engenheiros mecânicos, engenheiros civis e paisagistas.
A ideia da unidade produtiva vem mudando ao longo de tempo. Indústria originou-se da junção de dois termos do latim indu "em, dentro" mais struere "construir, empilhar" que significa transformar. Em arquitetura essa interpretação resulta em uma ampla variedade de práticas de planejamento e execução de obras destinadas ao espaço industrial de transformação. A intersecção entre arquitetura e indústria estimulou obras como edifício Bauakademie em Berlim (1831-1836), aglomerações como Highland Park de Henry Ford (1909), perto de Detroit projetado por Albert e Julius Kahn e Earnest Wilby Walter Gropius, a Fábrica Fagus de Adolf Meyer (1911) e subsequente Bauhaus de Gropius (1926). Projetos desta categoria proporcionam um espaço para abrigar uma indústria moderna e integrada.
Para aplicação desse conceito hoje, projeta-se um espaço para abrigar uma indústria integrada, ao mesmo tempo, com o fornecimento de matéria-prima, com a destinação adequada de resíduos e com o envio apropriado do produto ao consumidor final. Materiais são pensados conforme suas caraterísticas funcionais como isolante, refletor, segurança, custos, durabilidade entre outras. Sempre com o máximo de iluminação natural e conforto. Afinal, desempenho está relacionado com bem estar no ambiente de trabalho.
A palavra comércio vem da junção de dois termos do latim, co “junto” e merx “mercadoria” e significava disponibilizar produtos aos clientes. Nesse sentido e dentro da contemporaneidade o projeto comercial almeja proporcionar uma experiência de interação entre cliente e produto, alinhado com design arquitetônico adequado com as especificidades de cada negócio. Criar-se-á ambientes únicos, inéditos e estimulantes para consumidores e vendedores.